Desenvolva Metas de Marketing S.M.A.R.T.

 

SMART é o acrônimo para:

Specific (Específico),

Measurable (Mensurável),
Attainable (Atingível),
Relevant (Relevante) e
Timely (Oportuno).

 

Por que usar os objetivos SMART?

Primeiramente, você já parou para pensar qual a importância de definir objetivos em seus projetos?

Se você não sabe aonde quer chegar, certamente não conseguirá escolher o caminho certo.

Então, esse é o primeiro passo para orientar suas ações.

Vamos ver os principais benefícios de ter os objetivos claros na sua empresa:

Definir uma situação futura para guiar os esforços;

Colocar toda a equipe em uma direção comum;

Motivar a equipe até o alcance dos resultados;

Medir a eficiência das ações após sua execução.

 

Se os objetivos seguirem as características SMART, os benefícios se ampliam, já que você terá uma projeção futura ainda mais transparente para seu time .

 

 

Vamos fazer uma análise do significado S.M.A.R.T e levá-lo para sua empresa.

 S – Specific - Ser específico nas definições dos seus objetivos.

Não diga apenas que deseja “mais visitantes para o seu E-commerce” ou “uma marca seja mais reconhecida”.

 

Objetivos vagos, generalistas, subjetivos tendem a ser menos eficazes.

A dica é ser o mais específico possível.

Você quer mais visitantes?

Então diga quantos, em quanto tempo.

Quer que a sua marca seja mais reconhecida?

Então pense em medir (número de visitantes, alcance em redes sociais, aumento na busca orgânica, etc).

Seja objetivo e torne mais tangível para você e sua equipe.

 

M – Measurable (defina objetivos mensuráveis)

Depois de  executar as ações planejadas, como saber se atingiu os objetivos?

Usar metas como “mais engajamento de marca” ou “mais influência social” dificultam a análise dos resultados, já que não terá como medir as suas ações.

É por isso que, como diz a letra “S”, você deve ser específico.

Quantificar as suas metas é importante para, ao longo do caminho, saber o que falta percorrer e, ao final, poder comparar com os resultados.

Assim, já ficam definidos também os seus indicadores-chave de sucesso (KPIs).

Exemplo, se você quer gerar mais leads, deve atentar-se a alguns pontos: quantos leads quer no futuro, quantos leads gera hoje (para saber seu crescimento) e como pretende medir esse número (se é preciso usar uma ferramenta, fazer alguma configuração, entre outras ).

 

A – Attainable (defina objetivos atingíveis)

Embora se tenha grandes ambições, mantenha os pés no chão para definir seus objetivos.

Os números devem ser desafiadores, para motivar a equipe, mas não exagere no otimismo.

Definir metas inatingíveis gera o impacto negativo da frustração da equipe, que entende não ser capaz de chegar aos resultados esperados.

Sabemos que não é simples chegar a um número que seja, ao mesmo tempo, pé no chão e desafiador.

Mas ter experiência no negócio, fazer benchmarking e conhecer bem a sua equipe ajudam bastante. Seguindo o exemplo anterior de geração de leads, para definir o número de leads que você deseja no futuro, não basta pensar em um número ideal.

Analise o que você consegue gerar hoje e, com as ações que pretende executar, qual a real capacidade do seu negócio e da sua equipe.

 

R – Realistic (seja realista) Você conhece a sua realidade, o seu negócio e a sua equipe.

Você sabe o que já realizaram e o que ainda podem realizar.

Embora acredite muito na capacidade de sua equipe, existem limitações que devem ser consideradas.

Seja realista na definição dos seus objetivos.

 

Talvez, sendo realista agora, você consiga motivar sua equipe para superar as expectativas e ir além dos resultados previstos.

O “R” está muito relacionado ao “A” que explicamos anteriormente: para definir objetivos atingíveis, é preciso conhecer a realidade do seu negócio.

Exemplo, se quer melhorar seu posicionamento no Google, é preciso antes analisar se a sua equipe tem conhecimento específico em SEO ou se será terceirizado, para então definir uma meta razoável.

 

T – Time-bound (defina um prazo)

A dedicação varia ao longo de um projeto, e geralmente o final demanda mais energia.

Quando se estabelece um prazo, a equipe pode se programar e dosar seus esforços.

Porém, um projeto que é prorrogado infinitamente, por não conseguir atingir os resultados, consome as energias dos envolvidos.

Objetivos sem prazo se tornam desgastantes.

Por isso, você deve estabelecer um prazo para a sua equipe alcançar os objetivos.

Se não atingi-los, não fique prorrogando – avalie o que deu errado, o que pode ser melhorado e refaça os planos, com novos objetivos e estratégias.

Se perceber que a projeção inicial de prazo não foi realista, é possível antecipar ou prorrogar o prazo.

Mas não faça mudanças seguidas para não perder a motivação e a confiança da equipe.

Se perceber também que a duração do projeto é longa demais, pense em objetivos de curto, médio e longo prazo que ajudem a manter o foco.

 

 

Gostou da Teoria do Marketing S.M.A.R.T então vamos implanta-lo em sua empresa e fazer o que diversas empresas estão fazendo nesse momento, se aprimorando! Para um público que precisa a cada minuto ser encantando pelos seus produtos e serviços, seja presente, seja único para o seu cliente. 

 

 

 

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